• Saturno Audiovisual

Como criamos animações 2D?

O processo envolvido na criação animações 2D é mais complexo do que parece.


Fini | Nossa história

Criação: Saturno Audiovisual Direção de arte: Guilherme Caldeira Locução: Layo Comenda Cliente: Fini Agência: Brocco

 

Para começar, temos que seguir alguns passos que são essenciais para uma produção alinhada às expectativas do cliente.

1. Pesquisa e Referência Começamos com nosso time fazendo uma pesquisa de elementos visuais e referências do conteúdo solicitado - que é extremamente importante para seguirmos os próximos passos 2. Storyboard Após termos a aprovação das referências e estilo, criamos um storyboard - que é um "rascunho" de como será a animação final. 3. Criação Feito isso, começamos a criar os "frames" do conteúdo, seguindo as orientações passadas no briefing. Essa etapa é essencial para começarmos o processo de animação, de fato. 4. Motion Design Com as cenas criadas posteriormente, vamos começar o processo de animação, que consiste em uma decupagem dos materiais criados e separação dos elementos - para possibilitar a animação de cada um dos itens, como ícones, texto, imagens e vídeos. 5. Locução Paralelamente ao processo de criação, temos que receber o gravar a locução do materia - que é importante para definirmos os tempos e andamento do conteúdo final. Na maioria dos casos, gravamos uma voz guia, que serve para começarmos a criação, e se caso houver alguma mudança no texto ao longo do processo, não atrapalhara o a criação.

6. Entrega - Primeira versão Após seguirmos os passos acima, entregamos a primeira versão para o cliente. Essa versão irá dizer se seguimos o caminho correto na criação levando em conta o feedback do cliente. Na maioria dos casos, o conteúdo volta com poucas alterações - na maioria, textos que mudaram ao longo do processo.

7. Entrega Final Aplicando as alterações solicitadas pela cliente, seguimos com a exportação e entrega do conteúdo final, disponibilizada nos formatos solicitados pelo cliente


 

Deu pra sentir a complexidade? rs. A grande vantagem das animações 2D se dá pelo fato que não termos que captar (na grande maioria das vezes) imagens "reais". E podemos criar e comunicar praticamente qualquer coisa utilizado esse estilo de conteúdo.

Dica n.º 3- Dê um toque pesso